Renovação Espiritual na Família

 Renovação espiritual na família

Texto: Gênesis 35.1-15




Introdução: Sabemos que Deus ao criar o ser humano, criou também a família, portanto ela é um projeto divino. No entanto, a família vem sofrendo muitos ataques e males (brigas, conflitos, separações, divórcios, vícios, violência, etc.). Mesmo nas famílias cristãs, cujos pais procuram ensinar seus filhos a obedecerem a Palavra de Deus, há inúmeros problemas. Por isso, é importante que, como pais e responsáveis por nossas lares, analisemos como estão as coisas. Muitas vezes deixamos “tudo correr frouxo”, por negligência ou por comodismo mesmo. Mas não é assim que Deus deseja que ajamos, antes quer ver cada lar cristão vivendo no temor do Senhor. E nessa questão, os pais têm um papel preponderante. Vejamos através do exemplo de Jacó, como devemos agir para que nossa família tenha um verdadeiro avivamento espiritual e as bênçãos do Senhor advenham sobre nós. 


1- O contexto 

No capítulo 34, vemos um grande mal praticado pelos filhos de Jacó, Simeão e Levi porque mataram os homens da cidade de Siquém por causa de sua irmã Diná, que fora deflorada. Jacó estava muito apreensivo, com medo de uma retaliação. Certamente ele foi orar ao Senhor. Muitas vezes, Deus permite que passemos por lutas para que venhamos a buscá-lo. (Contar o que Deus fez em minha família).


2 – A orientação divina

a) Jacó recebe a orientação divina, isto é dá ouvidos

b) Jacó fala com sua família para tirar os ídolos e se purificarem

c) Jacó volta a Betel agora com sua família onde levanta um altar (fazer a ligação com a primeira menção a Betel – Gn 28.10-22) / O significado de Betel (casa de Deus) e o nome do altar (El Betel – o Deus de Betel) / O significado de ‘levantar um altar’ - que tinha por finalidade adorar ao Senhor, o Deus Altíssimo. 


3 – Resultados da atitude de Jacó

a) Deus lhe aparece outra vez – sentiu a presença de Deus

b) Seu nome foi definitivamente mudado para Israel, que significa ‘homem que luta com Deus’ - essa mudança de nome simboliza uma mudança de vida, de caráter. Seu nome havia sido mudado quando lutara com o anjo no vale do ribeiro de Jaboque, mas parece que ainda não assumido essa nova identidade. Deus mudou o nome de Abraão, de Sara, de Paulo, de Josué. Temos a promessa de receber um novo nome (Ap 2.17). 

c) Deus renova a promessa de que seus descendentes herdariam a terra de Canaã em possessão eterna.


Conclusão: Não descuidemos do estado espiritual nosso e de nossa família. Busquemos ao Senhor em todo o tempo. 


0 comments:

Postar um comentário