LIÇÃO 3 – O AVIVAMENTO NO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO
Nesta lição, temos um panorama geral a respeito do
avivamento no Novo Testamento. Estudaremos o avivamento trazido por Cristo
mediante aos homens comissionados por Ele para proclamar a mensagem de Boas-Novas
para Israel e o mundo. Desse modo, nosso Senhor trouxe a
mais poderosa mensagem que os homens ouviram: a mensagem do Reino de Deus. Os
apóstolos do Senhor transmitiram essa gloriosa mensagem por meio de epístolas e
livros.
I
– O AVIVAMENTO NOS EVANGELHOS
O
Novo Testamento é a revelação última de Deus para o mundo. Abordamos,
primeiramente, o avivamento em João, pois sua mensagem é a mais objetiva da
parte de Cristo para uma missão gloriosa entre os homens.
1-
O avivamento em João. O
Evangelho de João foi escrito entre os anos 80 e 95 d.C. Sua abordagem difere
dos outros três evangelistas. Daí não considerarmos esse Evangelho um livro
sinótico. *
No
encontro de Jesus com a mulher samaritana, uma “água” diferente e revelada aos
homens: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a
água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”
(Jo 4.14). Esse versículo é o resumo da missão redentora de Jesus: Preencher o
vazio da alma com a salvação, sanar as necessidades espirituais e emocionais do
ser humano. Só Jesus pode fazer isso. Esse encontro entre o Salvador e a mulher
samaritana mostra que o fruto da mensagem divina traz vida aos que estão mortos
espiritualmente (Cl 2.12,13). Esse é o maior de todos os avivamentos que uma
pessoa pode experimentar.
2-
O avivamento em Mateus. O
Evangelho de Mateus foi escrito cerca de 60 d.C. É considerado o
Evangelho do Reino ou o Evangelho do Rei. As expressões “Reino dos Céus”,
“Reino” ou “Reino de Deus” aparecem mais de 30 vezes no texto. O propósito
primário de Mateus é revelar aos judeus, e depois ao mundo, que Jesus é o
Messias prometido no Antigo Testamento por meio dos profetas. Assim, Mateus
revela o real avivamento que o mundo poderia vivenciar (Mt 4.13-17).
3-
O avivamento em Marcos. No Evangelho de Marcos,
Jesus é apresentado como servo em três aspectos. Primeiro, ele mostra Jesus
como o servo vencedor sobre as enfermidades, os demônios, as forças da natureza
e a morte. Segundo aspecto, o evangelista apresenta Jesus como o servo
sofredor, maltratado pelos líderes judaicos, sacerdotes, traído por Judas, um
de seus discípulos (Mc 14.10,11), e humilhado pelos soldados romanos (Mc
15.1-20). Terceiro, Marcos apresenta Jesus como servo triunfante. A mensagem do
anjo às mulheres, que foram ao seu túmulo, afirma: “[…] Já ressuscitou, não
está aqui” (Mc 16.6-8). Assim, nosso Senhor foi morto, mas ressuscitou
triunfante ao terceiro dia, vencendo a morte, o pecado, o mundo e o Maligno.
4- O avivamento em Lucas. O Evangelho
de Lucas, “o médico amado” (Cl 4.14), é considerado “o
evangelho do Filho do Homem” (Lc 19.10) pelos estudiosos. Nenhum outro
evangelista retrata tão bem a humanidade de Jesus. Lucas registra o nascimento
singular do Salvador (Lc 2.1-7), bem como a mensagem dos anjos aos pastores (Lc
2.10-14). Um novo tempo que chegava para Israel e o mundo. Era o avivamento
enviado dos céus.
II
– O AVIVAMENTO NOS ATOS DOS APÓSTOLOS
A
mensagem do livro de Atos transcende a história da Igreja Primitiva. Ela
mostra que o Evangelho ultrapassou as fronteiras de Israel, chegando aos
gentios de maneira impactante e avivada.
1-
O avivamento na Igreja Primitiva. No
primeiro capítulo de Atos, o evangelista registra as palavras de Jesus, quando
nosso Senhor disse aos apóstolos em sua despedida: “Vós sereis batizados com o
Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1.5). O cumprimento dessa
promessa na vida da Igreja seria o maior avivamento ocorrido na história.
2- A descida do Espírito Santo. O batismo no
Espírito Santo, registrado em Atos 2, é o comprimento da promessa de Deus feita em 835 a.C
(Jl 2.28,29). Esse evento trouxe um avivamento espiritual no nascimento da
Igreja. Antes da chegada do Espírito Santo, nosso Senhor reuniu os discípulos e
deu-lhes “a Grande Comissão” (Mc 16.15-18). Dias depois, receberam o
cumprimento da gloriosa promessa, quando foram cheios do Espírito Santo
(2.1-3), para executar “a Grande Comissão”. Para pregar o Evangelho é preciso
receber o avivamento que vem do alto.
II- O AVIVAMENTO NAS EPÍSTOLAS E NO APOCALIPSE
1-
Nas epístolas paulinas. Após
a sua dramática conversão, o apóstolo Paulo passou por uma radical
transformação de vida. De perseguidor, Deus o transformou em pregador, e
apóstolo, e doutor dos gentios (2Tm 1.11). Não por acaso, ele escreveu 13
cartas entre igrejas e pessoas. Em suas epístolas destinadas às igrejas,
podemos destacar temas como a “justificação pela fé” em Romanos (Rm 5.1); a
salvação em 1 e 2 Coríntios; a transformação do corpo por ocasião da volta de
Jesus em 1 e 2 Tessalonicenses (1Ts 4.16,17); o advento da alegria dos salvos
em Filipenses (Fp 4.4). Todavia, e especialmente, vale destacar o apelo do
apóstolo aos efésios: “mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). Esse apelo
continua a ecoar atualmente.
2-
Nas epístolas gerais (ou universais). As epístolas universais apresentam oito documentos. Aparentemente
sem perspectivas avivalistas, elas revelam princípios que dão suporte à
verdadeira vida cristã. Essas epístolas revelam a supremacia de Cristo em todas
as esferas da vida; o valor da fé e da salvação, acompanhadas de boas obras; o
valor da santificação e do amor de Deus derramados nos corações dos salvos.
Esses princípios apontam para uma vida cristã avivada.
3-
No livro do Apocalipse. o último
livro da Bíblia (90-96 d.C.) traz revelações singulares a respeito dos fins dos
tempos: a revelação do Cristo glorificado (Ap 1.1); a revelação de coisas
passadas (Ap 1.19); a revelação de coisas em relação a igreja (Ap 2 e 3); em
relação às nações; o Arrebatamento da Igreja, o Tribunal de Cristo (2Co
5.10), a entrega dos galardões, as Bodas do Cordeiro (Ap 4-22). Depois de sete
anos, em que haverá a Grande Tribulação na
terra, o Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro no céu, Jesus voltará em
glória e será visto por todos os habitantes da Terra (Ap 1.7). Ele dará fim a
Grande Tribulação e implantará gloriosamente o seu Reino Milenial. Nesse dia, o
mundo viverá o maior e o último avivamento da história.
CONCLUSÃO
O
Novo Testamento é a revelação de Deus para a sua Igreja e a mensagem de
salvação para toda a humanidade. Por isso, ao longo desse divino documento,
podemos perceber a vontade de Deus para um avivamento genuíno do seu povo. No
geral, o Novo Testamento revela o plano de Deus para o mundo, bem como suas
diretrizes para que a Igreja exerça, de maneira avivada, a sua missão na Terra.
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