Os filhos de Deus

 

Mensagem: os filhos de Deus

Texto 1 João 3.1-10




Esta epístola foi escrita no final do primeiro século, pelo apóstolo João, que a essa altura era um ancião em avançada idade e era o último dos apóstolos ainda vivo. Ele a escreveu, provavelmente para as igrejas da Ásia Menor, a partir de Éfeso. Seu propósito ao escrever esta carta foi o de combater uma heresia que ameaçava corromper as verdades do Evangelho, denominada Gnosticismo. Os seguidores dessa heresia ensinavam entre outras coisas que a matéria era má e o espírito era bom, portanto, Jesus não poderia ter vindo em carne; que o corpo, por ser matéria, deveria ser destruído e, por isso, adotavam um estilo de vida desregrado e dissoluto, entregando-se a toda espécie de orgias e vícios. 

João abre sua epístola declarando-se testemunha ocular de que Jesus viera em carne e que os negavam esta verdade possuíam o espírito do Anticristo. Defendeu também uma vida de pureza para aqueles que professavam ser cristãos. 

No capítulo que lemos ele chama a atenção de seus leitores para o grande amor que o Pai lhes havia concedido: de serem chamados filhos de Deus. E que isso já era um fato, embora ainda não tivesse se concluído o que haviam de ser e que isso só seria feito quando o Senhor se manifestar, isto é, voltar. 


1. PRIVILÉGIO

Então podemos entender que João está falando de um grande privilégio que os crentes haviam recebido, que reconhecessem esse fato, que o observassem. Ao meditar sobre isso, particularmente me vem à mente uma grande alegria porque penso que Deus poderia simplesmente nos ter concedido a salvação e isso já seria de grande monta, no entanto, além de nos conceder a salvação, o direito à vida eterna, ele nos deu mais: nos deu a própria filiação! Ele nos adotou como seus filhos! E isso está em consonância com outros textos das escrituras, vejamos:


Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; João 1:12 


Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8:15 


2. A VOLTA DO SENHOR

A forma definitiva que teremos com essa condição só será concluída quando da manifestação de nosso Senhor – versículo 2


3. CONTRAPARTIDA DO CRISTÃO

Todo privilégio traz consigo responsabilidades; assim, nossa elevada posição de filhos exige de nós o desenvolvimento de características que evidenciam esse fato. Não basta se dizer filho, é preciso ter as características que comprovam a filiação: 

a) Purificar-se – v. 3

b) Não viver na prática do pecado – vs. 4-6

c) Praticar a justiça (correto) – vs. 7-10

d) Amar os irmãos – v. 10b


0 comments:

Postar um comentário