O Profeta Ezequiel e sua mensagem

 O Profeta Ezequiel e sua mensagem




Texto inicial: Ez 1.1-3 

E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.

No quinto dia do mês, no quinto ano do cativeiro do rei Jeoiaquim,

Veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.


Neste trimestre (4º trimestre de 2022) estudamos o livro do profeta Ezequiel, um dos livros mais difíceis das Escrituras, sobre o qual há pouco material e poucas pregações. Eu mesmo não lembro de já termos tido um trimestre todo em Ezequiel. No entanto, toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça (2 Tm 3.16: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.). 

E de fato, este foi mais um trimestre muito proveitoso, pois pudemos nos aprofundar um pouco sobre este livro bíblico. Portanto, precisamos enfatizar a importância da Escola Dominical, cujo currículo traz grandes ensinamentos para a vida cristã.

Nesta noite, falaremos sobre Ezequiel e sua mensagem, de forma resumida, pois se um trimestre não foi suficiente para aprendermos tudo sobre ele, não seria possível fazê-lo em uma hora. Mas esperamos trazer um pouco mais de luz sobre este autor sagrado e sua mensagem. 



Alguns dados biográficos sobre Ezequiel

  • Há poucas informações sobre a vida do profeta

  • Seu nome significa “fortalecido por Deus” - tem relação com sua missão, pois ele deveria profetizar a um povo duro de coração e rebelde (Ez 2.3-5: E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia. E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta.).

  • Era de origem sacerdotal

  • Iniciou seu ministério aos 30 anos de idade - importante atentar para esse fato, pois essa era a idade que um sacerdote iniciava suas atividades no templo (Nm 4.1-3). Assim como Jeremias e João Batista ‘rejeitou’ uma boa carreira para atender ao chamado profético. Era mais fácil ser sacerdote do que profeta (mais seguro e cômodo); o profeta era, em geral, desprezado e perseguido porque as pessoas não gostavam de ouvir sobre seus pecados. 

  • Iniciou e exerceu seu ministério entre os exilados judeus na Babilônia - foi levado na primeira deportação no ano 597 a.C. quando o rei da Babilônia depôs o rei Joaquim, levando-o para a Babilônia, e pôs Zedequias, seu irmão, em seu lugar (2 Rs 24.10-17). Ele foi levado antes da destruição da cidade e do templo. É interessante notar que o chamado de Ezequiel aconteceu somente depois de ser levado cativo. Ele se tornaria uma voz profética entre os exilados, enquanto Jeremias continuava em Jerusalém. Por que pregar entre no exílio? Porque havia falsos profetas entre os exilados, dando ao povo esperanças vãs de libertação. A voz profética não seria calada. 

  • Qual era a tarefa de um profeta? Era uma tarefa difícil, pois consistia em mudar a mentalidade do povo, derrubar as estruturas ideológicas frágeis e arrancar as ervas daninhas para construir novas estruturas e plantar a boa semente.


O chamado de Ezequiel - lição 1

Texto - Ez 2.1-3

E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.

Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.

E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia.

  • Aconteceu em um dia comum (1.1)

  • A visão da glória de Deus (capítulo 1)

  • O profeta desfalece (1.28: Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava.)

  • Em posição de atenção: Põe-te em pé e falarei contigo (2.1,2)

  • Comissionado: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel 

  • Mensagem de ânimo: Não temas (2.6-7: E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde.)

  • Fonte de inspiração profética - Come a Palavra (2.8-3.3: Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te falo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou. Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela havia um rolo de livro. E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais. Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.)


Ezequiel - o atalaia (3.16-21) - lição 1

(E sucedeu que, ao fim de sete dias, veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:

Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.

Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.

Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.)

  • Atalaia - vigia, sentinela - devia avisar ao povo sobre o perigo

  • Deus daria a mensagem e ele devia avisar ao povo

  • A mensagem poderia ser para o ímpio, para que salvasse a sua vida

  • A mensagem poderia ser para o justo que havia se desviado

  • Se o atalaia fosse fiel, livraria a sua alma do sangue das pessoas - Paulo também (At 20.26) usou esta expressão diante dos presbíteros de Éfeso, encerrando seu ministério para com aquela igreja e seus pastores. 


Ezequiel e sua mensagem de juízo

  • Ezequiel profetizou sobre o juízo divino contra a nação (lição 2) - Ele profetizou o cerco e a destruição de Jerusalém (Ez 7) - evento que se cumpriu em 586 a.C. quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, depois de um longo cerco, destruiu a cidade e o templo. Assim, Deus disciplinou o seu povo e erradicou dele a idolatria. No entanto, eles sofreram grandemente, pela fome, morte, exílio, perda do idioma hebraico, subjugação a nações estrangeiras até do Novo Testamento, quando novamente a cidade e o templo foram destruídos e o povo disperso sob o poder dos romanos, no ano 70 d.C.


Os sermões práticos de Ezequiel

Texto - Ez 4-5

Deus mandou o profeta ficar calado durante um tempo (Ez 3.24-27), mas enquanto isso, ele devia ‘pregar’ alguns sermões práticos ou ilustrativos. Foram 12 ao todo. Ele não somente profetizou, mas também viveu na prática as mensagens de Deus. Jesus também usou parábolas para ensinar ao povo, de modo que, aqueles que tinham o coração aberto podiam entender sua mensagem, ao passo que os incrédulos nada entendiam (Mt 13.10-15,34,35). Vamos dar alguns exemplos:

  • O cerco de Jerusalém é ilustrado por uma maquete - (Ez 4.1: Tu, pois, ó filho do homem, toma um tijolo, e pô-lo-ás diante de ti, e grava nele a cidade de Jerusalém.)

  • O julgamento de Judá - o profeta devia ficar deitado 390 dias de um lado do seu corpo e manter um braço livre e depois deitar por mais 40 dias do outro lado e manter o braço livre. (4.4-6: Tu também deita-te sobre o teu lado esquerdo, e põe a iniqüidade da casa de Israel sobre ele; conforme o número dos dias que te deitares sobre ele, levarás as suas iniqüidades. Porque eu já te tenho fixado os anos da sua iniqüidade, conforme o número dos dias, trezentos e noventa dias; e levarás a iniqüidade da casa de Israel. E, quando tiveres cumprido estes dias, tornar-te-ás a deitar sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá quarenta dias; um dia te dei para cada ano.)

  • A fome na cidade - o profeta devia misturar grãos de trigo e cevada com favas e lentilhas para fazer uma farinha e produzir um pão bastante pobre; a fome seria tanta que o povo comeria qualquer coisa. (Ez 4.9-12: E tu, toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho e aveia, e coloca-os numa vasilha, e faze deles pão; conforme o número dos dias que tu te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso. E a tua comida, que hás de comer, será do peso de vinte siclos por dia; de tempo em tempo a comerás. Também beberás a água por medida, a saber, a sexta parte de um him; de tempo em tempo beberás. E o que comeres será como bolos de cevada, e cozê-los-ás sobre o esterco que sai do homem, diante dos olhos deles. 

  • O destino do povo - ilustrado pela raspagem da barba com uma faca afiada e depois com uma espada. A espada “raparia” o povo da terra. (E tu, ó filho do homem, toma uma faca afiada, como navalha de barbeiro, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba; então tomarás uma balança de peso, e repartirás os cabelos. Uma terça parte queimarás no fogo, no meio da cidade, quando se cumprirem os dias do cerco; então tomarás outra terça parte, e feri-la-ás com uma faca ao redor dela; e a outra terça parte espalharás ao vento; porque desembainharei a espada atrás deles. Também tomarás dali um pequeno número, e atá-los-ás nas bordas do teu manto. E ainda destes tomarás alguns, e os lançarás no meio do fogo e os queimarás a fogo; e dali sairá um fogo contra toda a casa de Israel.)

  • A parábola da panela - Ez 24.3,4: (E fala por parábola à casa rebelde, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Põe a panela ao lume, põe-na, e deita-lhe também água dentro. Ajunta nela pedaços, todos os bons pedaços, as coxas e as espáduas; enche-a de ossos escolhidos.)

  • A morte da esposa e a proibição de luto - Esse foi o sermão mais duro que Ezequiel pregou (Ez 24.15-18: E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, eis que, de um golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas. Geme em silêncio, não faças luto por mortos; ata o teu turbante, e põe nos pés os teus sapatos, e não cubras os teus lábios, e não comas o pão dos homens. E falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como me foi mandado.)


A glória movente  (lição 4 e lição 11)

Textos - Ez 1; 10.18-19; 43.4

Ela representa a presença de Deus - O Senhor não permite que sua glória permaneça onde há pecado. Sansão perdeu sua força quando pecou (Jz 16.20); O Espírito de Deus se retirou de Saul por causa de sua rebelião e desobediência (1 Sm 16.14).

  • Ezequiel viu a glória em visão junto ao rio Quebar, na Babilônia - Ele viu quatro querubins que estavam juntos a quatro rodas e acima deles, ele viu um trono. 

  • Ezequiel viu a glória saindo do templo de Salomão antes de ser destruído pelos caldeus (Ez 9.18,19: Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins. E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando saíram; e as rodas os acompanhavam; e cada um parou à entrada da porta oriental da casa do Senhor; e a glória do Deus de Israel estava em cima, sobre eles.)

  • Ezequiel viu a glória entrando no novo templo (Ez 43.4,5: E a glória do Senhor entrou na casa pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente. E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa.)


Ezequiel - o profeta da responsabilidade individual (7ª lição)

Texto - Ez 18.20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

O povo dos dias de Ezequiel culpava seus antepassados pelos sofrimentos que estavam passando, mas Deus usou seu profeta que eles estavam pagando por seus próprios pecados.


Causas do julgamento divino

  • Quebra da aliança do Sinai - Êx 19

  • Idolatria - abominações que Ezequiel viu no templo (Ez 8 - a imagem do ciúme à entrada da Casa de Deus - as pinturas de ídolos na parede e os 70 anciãos queimando incenso a elas - as mulheres chorando por Tamuz - os 25 homens que adoravam o sol de costas para o templo)

  • Violência (Além disso, Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu Jerusalém de um a outro extremo, afora o seu pecado com que fez Judá pecar fazendo o que era mau aos olhos do Senhor. 2 Rs 2.16)

  • Impiedade 

  • Rebeldia - 2 Cr 36 - não ouviram os profetas


Promessas e visões de restauração (lições 10 a 13)

  • O vale de ossos secos (lição 10) - Ez 37.1-3: Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. - Restauração da nação

  • O novo templo (lição 11) - este é o 3º templo e deverá estar construído no Milênio

  • As águas purificadoras (lição 12) - as águas que saem de debaixo do umbral do templo e, à medida que vão fertilizando as áreas estéreis do Mar Morto, seguem aumentando o seu volume até se tornar um rio caudaloso; essas águas vão “curar” o mar de sal e suas águas vão produzir peixes em abundância.


Em resumo, o que podemos aprender com Ezequiel e sua mensagem? Como aplicá-la em nossos dias e a nós?


0 comments:

Postar um comentário