Vinho Velho x Vinho Novo



Texto: João 2.1-11

O evangelho de João nos fala sobre o primeiro milagre de Jesus e o início de seu ministério público, em Caná da Galiléia. Muitos têm pregado sobre o texto, fazendo aplicações bem pertinentes sobre este extraordinário feito de Cristo. No entanto, este milagre tem uma razão de ser que a maioria dos pregadores não tratam, pelo menos não vi até hoje. Mas vamos por partes.
Primeiro o fato: Acontecem umas bodas em Caná da Galileia e Jesus, tendo sido convidado, comparece com seus discípulos, ali também está sua mãe; talvez fossem familiares. Jesus ainda não era famoso. A festa dura vários dias e já para o fim, falta vinho para os convivas. O vexame ia ser grande para a família do noivo e poderia significar, talvez, símbolo de má sorte. Maria, a mãe do Senhor, comunica o problema ao filho, dando-nos a entender que Jesus já manifestara seus poderes em círculos mais restritos. O Senhor, no entanto, a contém, afirmando que sua hora ainda não havia chegado. Mas depois, ele opera o milagre dando ordens aos servidores para encherem de água seis talhas (vasos) de pedras que haviam ali e que depois as levassem ao mestre de cerimônias. Quando este provou o líquido que lhe levaram, comprovou ser vinho da melhor qualidade.
Significado do milagre: Jesus não operou este milagre simplesmente para livrar do vexame o noivo e sua família. Também não era mero espetáculo. O sentido deste milagre está nas palavras do mestre sala: "Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora." (v.10). O que era o bom vinho? O que era o vinho inferior? Claro que são símbolos da Lei e da Graça. Jesus veio iniciar um novo tempo, uma nova aliança entre Deus e o homem. O vinho velho, inferior, era o sangue dos bodes e bezerros que eram oferecidos continuamente, mas que já não tinham força para purificar o homem de seu estado pecaminoso, a Lei caducava. O sangue novo é o sangue da Nova Aliança, como o Senhor deixou bem claro na Ceia (Mt 26.27,28). As talhas de pedra eram as tábuas da lei de pedra, que não era possível de ser cumprida. Coincidentemente eram em número de seis, podendo significar o homem, ou seja, a Lei de Moisés. O Senhor, no entanto, traria a Lei do Espírito de Vida, escrita no coração. Glória a Deus.

0 comments:

Postar um comentário